EMBRAPA Nacional e BNDES conhecem experiência do Alto Camaquã

A Associação das Guaritas em Caçapava do Sul, recebeu no dia 20 de julho representantes da EMBRAPA Nacional e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) numa visita com representantes das 24 associações ligadas ao Projeto Alto Camaquã, além de entidades ligadas ao APL Ovinos e Turismo da região.

De acordo com Evandro Holanda da EMBRAPA, o objetivo da visita colocou que o objetivo é conhecer as experiências exitosas do Projeto Alto Camaquã na relação com a transferência de tecnologia da EMBRAPA para os produtores e que busca junto com o BNDES estruturar um programa para apoiar sistemas agroalimentares locais, incluindo a ovinocaprinocultura. Holanda colou ainda a importância de incentivar a participação da sucessão familiar nestas regiões. “Devemos trabalhar para estruturar as capacidades locais onde os jovens, principalmente, incorporem os conhecimentos que estão sendo trabalhados”. afirmou Holanda.

O Gestor do APL, Marcos Blanco, falou sobre a importância da visita. “Nós queremos mostrar, a partir da experiência do Alto Camaquã que é fundamental apoiar os processo produtivo e a organização de produtores e empreendimentos da ovinocultura no RS” disse Blanco. Ele coloca ainda que a visita destas entidades nacionais mostra a importância do Alto Camaquã com olhar para o desenvolvimento.

Na quinta-feira, 21 de julho, as entidades do APL, se reuniram na EMBRAPA Pecuária Sul para conhecer os detalhes técnicos do Projeto, com uma apresentação sobre a trajetória do Projeto Alto Camaquã, bem como as experiências de transferência de tecnologia da EMBRAPA para os ovinocultores e empreendimentos da ovinocultura na região.

4 3